Tradução, plágio & processo


Os problemas de tradução, no Brasil, são antigos.

Quem lê sempre, e muito, inevitavelmente se depara com traduções mal feitas, erros crassos e frases sem pé nem cabeça. Daí você pensa como deve ser no original e descobre o que o autor quis dizer e se perdeu na passagem.

Outro drama é o plágio em tradução, algo raramente percebido.

Agora a questão vem à tona, trazida por Denise Bottmann, excelente tradutora, que enfrenta processo judicial por apontar incríveis semelhanças entre duas traduções de um mesmo livro.

Vale a pena acompanhar a discussão no blog “Não gosto de plágio”.

E para quem estiver disposto a apoiá-la, assinar o manifesto (aqui).

Eu já assinei.


3 pensamentos sobre “Tradução, plágio & processo

  1. o rodrigo gurgel tb mencionou esse blog. eu acompanhei há uns anos as denúncias de usurpação de traduções de edições anteriores. eu aprendi sobre traduções há muitos anos na prática. peguei em uma biblioteca uma edição dos dez dias que abalaram o mundo. estava com uma dificuldade enorme de compreensão. deparei em outra biblioteca com outra edição, letras maiores, resolve dar uma olhada, larguei o outro e li esse. agora eu compreendia. comentei sobre jean barois de roger martin du gard no meu blog http://mataharie007.blogspot.com/2010/03/jean-barois.html criei coragem de opinar um pouco mais. normalmente fico tímida de falar mais dos livros já que tenho vc e alguns escritores que visitam o meu blog. beijos, pedrita

    • Pedrita & Marcos,
      obrigado pelos comentários.
      Tradução é trabalho penoso, mas fascinante. Valorizemos os bons tradutores sempre.
      Abraços,
      Júlio

  2. Olá Júlio,

    Realmente a missão do tradutor é muito difícil. Já de início é um traidor, como diz o célebre adágio italiano, e ainda pode ser traído facilmente por pessoas agindo de má fé. Gostei muito do “Não gosto de plágio” e acho importante a iniciativa de denunciar estes roubos intelectuais.

    Abraços,
    Marcos.

Deixe um comentário

