Breve nota

Uma breve nota.

A primeira resenha publicada em Paisagens da Crítica foi do único policial de Luiz Alfredo Garcia-Roza cujo protagonista não é Espinosa: Berenice procura.

Com ela, o blog nasceu, há quatro anos, no dia 30 de novembro de 2005.

De lá para cá, mudou de endereço, saindo do Uol e vindo para o WordPress.

De lá para cá, foram publicados 238 textos (204 meus e 34 de amigos queridos).

Desde abril de 2008, passei também a colocar links para meus comentários na Rádio Metrópole de Salvador: até hoje, 82 podcasts.

O mais importante: os acessos que o blog teve nos dois endereços já ultrapassaram os 110 mil (quase 56 mil no Uol, mais de 59 mil no WordPress).

Isso é que é bacana. Ainda mais num país em que se supõe que livro é artigo de segunda necessidade, em que os livros custam muitíssimo caro e em que não há políticas públicas consistentes de incentivo à leitura. Prova de que tem, sim, muita gente interessada em leitura. E poderia ter mais.

Último comentário. Infelizmente não pude publicar muitas resenhas em 2009. O carrossel da vida dificultou tudo: muito trabalho e o fechamento de uma longa pesquisa. Mas se promessa vale alguma coisa, digo que 2010 será diferente. Principalmente depois de maio, o blog receberá atenção equivalente à alegria que me dá de escrevê-lo.

Obrigado a todos que um dia passaram por aqui. E obrigado maior ainda àqueles que passam sempre. Sigamos.

*

Paisagens da Crítica fica em recesso por um mês. Até o início de fevereiro.

20 pensamentos sobre “Breve nota

  1. Oi Júlio,

    Você diz que em 2010…
    “o blog receberá atenção equivalente à alegria que me dá de escrevê-lo. ”

    Saiba também que a alegria é nossa de poder contar com um blog literário de qualidade tão alta quanto o seu! Obrigada!

    Feliz Natal!
    Ótima entrada de ano!
    Boas Férias!

    Beijos,
    Fatima

    • Fátima,
      obrigado!
      Para você também um 2010 que valha a pena.
      Beijos,
      Júlio

      Pedrita,
      obrigado.
      Despedida, jamais!
      Beijos,
      Júlio

      Raquel,
      obrigado.
      Sim, é uma honra ter Garcia-Roza como princípio.
      Abraços,
      Júlio

  2. eba, mais uma notícia boa pra 2010. 2009 foi um ano muito difícil. eu ganhei um livro do joão ubaldo ribeiro de um blog onde participei umas 3 vezes com posts de literatura. fiquei tão feliz. os meus posts de literatura costumam fazer mais sucesso que os de música clássica. eu vi uma entrevista do daniel piza sobre a internet acabar tendo assuntos que os jornais não tem por vários motivos. acho q com literatura é assim. aqui eu encontro resenhas de livros que li ou vou querer ler. o q nem sempre acontece nos jornais. adoro o seu blog. fiquei até com medo q o post seria de uma despedida. beijos, pedrita

  3. Júlio,

    Como já contei-lhe em outra oportunidade, seu blog (também o que existe em endereço antigo) foi uma das mais valiosas descobertas do ano. Se faltaram comentários frequentes, para mim sobraram novidades, pois aproveito, até agora, as antigas postagens.

    Embalado pela felicidade de uma fresca leitura de “Campo Geral”, do ótimo Guimarães Rosa, agradeço. Sorrindo.

    Um grande abraço!

    Caio

  4. Julio,
    tua breve nota me fez recordar a crônica “Con estas van 365!” de Roberto Arlt em que ele diz: “Un año. 365 notas o sean 165 metros de columnas, lo cual equivale a 255.500 palabras. es decir, que si estos 165 metros fueran casimir, yo podría tener trajes para toda la vida y si esas 255.500 palabras fueran ladrillos, yo podría hacerme construir un palacio tan vasto y suntuoso como el de Avear…”

    continue nos brindando com teus textos. eles só enriquecem nossas leituras.
    um forte abraço e feliz 2010

  5. Oi Júlio,

    Espero que você e toda a sua família tenham um bom Natal e um 2010 cheio de desafios e conquistas. Este blog teve para mim um efeito terapêutico, literalmente, foi como um fio de luz da vida que eu tinha e pensava só se esvair e que começo a ver surgir novamente. Em minhas idas e vindas este foi um espaço a que pude me agarrar. E por isto não tenho como agradecer. Deu-me forças para não abandonar meus sonhos, o que é tão importante quanto manter-se vivo. Muito obrigado pelas resenhas, pelos comentários e pelo espaço que me concedeu.

    Um Grande abraço,

    Dennis.

    • Dennis,
      tudo bem?
      Muito bonito e tocante seu comentário. Obrigado.
      Sobretudo: é bom ter notícias suas e acompanhá-lo na luta, que certamente será vitoriosa.
      Abraços,
      Júlio

  6. Puxa, Julio, como passou rápido!
    Lembro de ter sido uma das primeiras pessoas a comentar no “paisagens” =)
    Infelizmente não tenho tempo de vir sempre, mas sempre que venho me deleito! Como é gostoso ler essas suas linhas!
    Longa vida ao blog, que muitos anos venham ainda, meu caro!
    Ótimo recesso, tenha um excelente final de ano!
    beijos e um 2010 vitorioso!

    • Helô,
      tudo bem?
      Obrigado!
      Lembro-me, sim, desse início e de seu comentário. Le temps fuit!
      Ótimo 2010 para você também.
      Beijos,
      Júlio

  7. Olá Júlio,

    Conhecia o seu trabalho por suas publicações em livro e conheci o “Paisagens da Crítica” porque tive a oportunidade ímpar de trabalhar ao lado do Dennis este ano – no Monte Castelo que você também já conhece. Adorei o formato do blog e os comentários sempre bem colocados. Continuarei acompanhando o seu trabalho em 2010. Desejo-lhe Boas Festas!

    Abraços,
    Marcos.

    • Marcos,
      tudo bem?
      Obrigado!
      Dia desses ainda irei ao Monte Castelo, um de meus primeiros (e queridos) empregos, e nos conheceremos.
      Um 2010 muito bacana para você, com infinitas leituras.
      Abraços,
      Júlio

  8. olá, acabo de descobrir esta pagina, quando procurava algo sobre leite derramado.

    voce é Homem? leia o livro ” uma paixão em 30 dias”, comprei no aeroporto de Brasilia, estilo Bruna Surfistinha e 100 escovadas antes de dormir…mas Bemmmm melhor….

    adddddorrrrrrei, virei sempre, prazer

Deixe uma resposta

