três anos, hoje

 

Hoje faz 3 anos que este blog foi criado.

 

Nasceu da vontade de falar de livros e tirou o nome de uma passagem de Lezama Lima:

 

Ante todo, el paisage nos lleva a la adquisición del punto de mira, del campo óptico y del contorno.

 

Que la atención o una saetilla misteriosa se disparen sobrenosotros, que la mirada suelte sus guerreros en defensa de su territorio, y el contorno enarque sus empalizadas frente a zonas indiferentes o gengiskanesca barbarie. (…)

 

Paisage es siempre diálogo.

 

A indiferença e a gengikanesca barbárie podem até prosseguir e talvez se expandir.

 

Mas não custa repetir: paisagem é sempre diálogo.

 

Por isso, uma esperança, o blog prossegue.

 

E agradece a cada um dos responsáveis pelos 70 mil acessos que já teve: 51 mil no endereço do uol (desde dezembro de 2005) e 19 mil aqui no wordpress (desde fevereiro de 2008).

 

Por mais três anos. E depois, tomara, outros três. E assim por diante, na busca desse punto de mira e na expectativa do diálogo.

 

Abraços & obrigado,

Júlio

 

21 pensamentos sobre “três anos, hoje

  1. bom, eu sou suspeita pra falar. seu blog é minha referência de literatura contemporânea. tanto que aquela lista de livros que vc fez dos posts que colocou eu tenho impressa e carrego sempre que vou a um sebo ou a uma livraria. meu irmã também tem aquela lista, colocou vários no lista da livraria cultura para adquirir ou ganhar. ela não costuma comentar. só sinto falta do meu blog estar lá na lista dos blogs. se não quiser colocar naquela lista ilustre, poderia colocar uma outra lista de blogs que me visitam. ah, eu não sei se esse sistema avisa vc, mas eu deixei um comentário tb no post do fantasma sai de cena q vc escreveu aquela resenha. beijos, pedrita

  2. Parabens Júlio.

    Mas, na realidade, somos nós quem agradecemos por ter este canal aberto e sincero para o diálogo, para nos atualizarmos dos lancamentos dos grandes e dos novos nomes da literatura mundial e vislumbrarmos tambem as paisagens da crítica atual.

    Que o blog prossiga ainda por muito tempo.

    Abraços.

  3. Não acompanhei todo o trajeto do blog, embora tenha aproveitado ele em alguns momentos ao longo desses anos.
    Simplesmente fica o parabéns, e o desejo de que sejam mais anos e anos.

  4. Pedrita,
    obrigado pelo comentário.
    O sistema avisa – quase sempre.
    No caso, avisou e já liberei.
    Você é minha comentadora mais constante e o link que parte de seu blog é o que mais conduz ao meu.
    Puxa… Nunca pensei em colocar link para o seu aqui porque indico blogs ligados a literatura. Mas acho justíssimo incluí-lo. Pode deixar: ele aparecerá, em breve, na lista.
    Beijos,
    Júlio

  5. Olá Júlio,

    Parabéns pelo aniversário do blog, que como disse uma vez já tem algum tempo que é um daqueles que sempre abrimos para vermos as novidades. Confesso que comecei a acompanhá-lo depois que mudou de casa, sempre lendo, e depois também ouvindo, tudo o que é publicado aqui. quando acho pertinente tento fazer um comentário à altura. Lembro que uma vez você disse que o blog serve como terapia frente à academia. Meio que plagiando os represantantes espanhóis que responderam à indignação do diplomata francês no século XVI sobre a penuria em que vivia Cervantes, espero que você precise desta terapia por muito e muito tempo, pois aqui travamos contato com um espaço de reflexão e diálogo que infelizmente encontramos pouco na academia e mesmo no meio literário, que deveria em tese promover justamente o diálogo e a reflexão. Novamente ficam aqui os meus parabéns.

    Um abraço,

    Dennis.

  6. Júlio: Parabéns pelo seu blog. Como disse outros colegas acima, tornou-se uma referência a quem deseja não apenas indicações de livros, mas também para ouvir seus comentários.
    Um brinde.
    abraços

  7. Júlio, vou aproveitar esse espaço e solicitar uma ajuda. leciono história para o ensino médio na rede pública estadual. no próximo ano, devo trabalhar com turmas do primeiro ano e desejo usar a literatura como uma ferramenta a mais em meu trabalho. Essa turma que desejo trabalhar, irá estudar, de acordo com a proposta tucana, o surgimento do homem, a antiguidade clássica e período medieval. Quais leituras vc indica para que possa usa-las em sala de aula?

    agradeço a sua atenção e peço desculpas em usar esse espaço para essa minha solicitação. abraços

  8. Alberto,
    obrigado por seus comentários.
    Escreverei a você para conversarmos sobre o trabalho didático em história com obras de ficção.
    Abraços,
    Júlio

  9. obrigada júlio, realmente meu blog não é de literatura, é de cultura e literatura só entra depois que termino de ler um livro. então tem época que fica um bom tempo sem entrar posts de literatura. obrigada por incluí-lo.

  10. Olá Júlio,

    Parabéns, muito merecidos.

    E vc fica devendo ao seu público cativo um blog sobre futebol. Com comentários sobre o Remo, claro.

    abraços,

    valéria

  11. Val,
    obrigado!
    O blog sobre futebol vai demorar… Estes já dão bastante trabalho. É gostoso, mas trabalhoso.
    O Remo passa por uma fase difícil – como o Real Madrid, por sinal. Mas em breve se recuperará – tenho certeza. Espero que tenha ido aos jogos para dar o necessário apoio!
    Beijos,
    Júlio

  12. Oi Júlio,

    Muito adequada essa comparação do Remo com o Real Madri.

    Não tenho frequentado os jogos, mas Oswaldo o faz, muito embora na torcida contrária, a do Paissandu.

    Acho que não vale, né?

    abraços e parabéns novamente

    val

  13. Julio, conheci o site há algum tempo e já virou leitura obrigatória. Tenho indicado para os amigos, muitos deles carentes de espaços para a discussão literária na internet. Parabéns e um abraço!

Deixe uma resposta

