O pequeno Nicolau, de Sempé & Goscinny

 

O pequeno Nicolau, de Sempé e Goscinny

por Lia Gastaldi Pimentel Pinto*

Nicolau é um garoto de seis anos, muito aprontador. Suas histórias são muito engraçadas: acontecem na escola, com seus colegas. Cada colega tem seu estilo, suas manias e seus choros. Tem brigas diariamente e Nicolau acha todas muito divertidas. Ele também não gosta de meninas: ele as acha muito chatas, choronas, e que só causam problemas.

Seus amigos são: Agnaldo (que é o queridinho da professora e usa óculos; então, não podem bater nele), Alceu (que come sem parar), Rufino (que tem um pai policial e fica apitando o tempo todo na sala), Eudes (um garoto muito forte, que adora dar socos nos narizes dos colegas), Clotário (o último da classe), Godofredo (cujo pai é milionário e compra tudo que ele quer), Maximiliano (que corre depressa porque tem pernas muito finas e longas, joelhos gordos e sujos), o Joaquim e o Cirilo.

Os adultos sempre se desesperam com o que as crianças fazem. A professora fica doente e o Sopa (apelido do inspetor de alunos), muito irritado. Os pais de Nicolau também ficam meio malucos com as aprontações do filho e muitas vezes brigam por causa dele.

O mais divertido é que Nicolau narra as histórias do jeito dele, com palavras de criança e, principalmente, olhar de criança. Muitas vezes não entende as broncas dos adultos, não sabe por que eles ficam bravos (e, às vezes, por que não ficam bravos).

Depois de O pequeno Nicolau, vieram outros livros com as histórias da turma. No Brasil, foram publicados: As férias do pequeno Nicolau, Novas aventuras do pequeno Nicolau, O pequeno Nicolau e seus colegas, O pequeno Nicolau no recreio. Os livros foram escritos por René Goscinny (que fez as histórias de Asterix)e ilustrados por Jean-Jacques Sempé entre 1956 e 1964.

Vale a pena ler mesmo se você for adulto. Elas fazem a gente rir em qualquer idade.

10 pensamentos sobre “O pequeno Nicolau, de Sempé & Goscinny

  1. Sempé/Goscinny. O pequeno Nicolau. São Paulo: Martins Fontes, 1997 (tradução: Luis Lorenzo Rivera)

    * Lia Gastaldi Pimentel Pinto tem oito anos, já leu dois livros do Nicolau e pretende ler muitos outros.

  2. Ah, adorei a minha vizinha. Agora sim descobrimos o verdadeiro talento resenhístico da família Pimentel. Eu proponho uma coluna da Lia, semanal!

    abraços

    chico

  3. Lia,
    parabens pelo comentario do livro do Nicolau, fiquei interessada.
    Escola sem aprontação não tem graça mesmo, os professores nem sempre entendem isso!
    Abraço,
    Vera Theodozio

  4. Oi Lia, que delícia de comentário. Vou hoje mesmo passar para João e Pedro, 7 e 5 anos, e dizer que uma mocinha muito especial recomendou.
    um beijo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s